Aguarde. Carregando informações.
+55 (82) 3221.7088 secovi@secovi-al.com.br

Secovi apresenta indicador do mercado imobiliário em Alagoas

Secovi apresenta indicador do mercado imobiliário em Alagoas

O primeiro indicador do mercado imobiliário de Maceió foi apresentado na manhã desta quarta (06), durante uma entrevista coletiva, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, pelo Sindicato da Habitação de Alagoas (Secovi Alagoas). A ferramenta facilita o segmento pela riqueza de detalhes. Dados como a quantidade de apartamentos com dois dormitórios para alugar em determinado bairro estão à disposição do segmento. Além disso, os dados oferecem a oportunidade de uma análise precisa sobre o desempenho do setor.

(Faça o download do documento em SERVIÇOS / INFORMATIVOS)

Em Maceió, a pesquisa começou em janeiro deste ano e seguem a metodologia padrão dos Secovis do Brasil, sendo realizadas por meio de técnica de amostragem. O foco principal da ferramenta é acompanhar a conjuntura econômica e particularidades do setor imobiliário. Já o objetivo secundário é a avaliação da tendência por indicadores apropriados.

Na apresentação, para a área de vendas em março de 2016, a amostra foi de aproximadamente 13 mil imóveis, em sua maioria residencial (em torno de 90%) e o tipo de imóvel mais procurado é apartamento com três dormitórios. Conforme representantes do setor, a crise política e econômica do País contribuiu para que o ano de 2015 fosse “comedido” para o setor, mas considerando a disponibilidade de ofertas de imóveis, 2016 está sendo apontado por especialistas como o ano de comprador.

Entre 2013 e 2015, o mercado imobiliário alagoano sofreu uma retração nas vendas em feirões estimada em 80%, conforme informação do Secovi. De acordo com o presidente do Secovi Alagoas, Nilo Zampiere Júnior, esses indicadores representam um avanço para o setor. “Os dados vão nortear os consumidores sobre o investimento, os locatários sobre o valor dos aluguéis e os empresários sobre as áreas onde há demanda”, afirmou.

O Secovi é um sindicato filiado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL). Para o presidente da entidade, Wilton Malta, o método que gera a análise da conjuntura imobiliária poderá ser adaptado para outros segmentos. “Entendemos que informação é tudo, no sentido de orientar os empresários sobre a demanda do mercado. Nesse momento, essa necessidade se faz ainda mais importante”, ponderou.

Analista econômica do Secovi e responsável pela elaboração das estatísticas, Lucineli Martins explicou que além dos imóveis residenciais, o indicador analisa também imóveis comerciais. Os cálculos sobre rentabilidade são utilizados para acompanhamento da valorização de ativos reais para análises macroeconômicas.

Fonte: ASCOM FECOMERCIO-AL

GALERIA