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Perfil imobiliário e o comportamento digital

Perfil imobiliário e o comportamento digital

Inegavelmente a internet aproxima pessoas, minimiza distâncias e potencializa negócios. Apostando em inovação e acompanhando as tendências do mercado, surgem startups com plataformas digitais e dinâmicas prometendo facilitar a vida do consumidor e acelerar as negociações imobiliárias.

Ainda sofrendo as consequências da crise política e econômica, o mercado empreendedor reconfigura antigos moldes e investe no novo perfil do consumidor: antenado e digitalmente influenciado pela comodidade que a internet proporciona.

O mercado imobiliário é tido por especialistas como tradicional e conservador, mas internet costuma ser o ponto de busca inicial de quem procura um imóvel e saber utilizar a ferramenta de forma correta é crucial para enlaçar negociações imobiliárias.

Na opinião do presidente do Conselho Federal de Corretores Imobiliários (Cofeci), João Teodoro da Silva, é natural que o desenvolvimento e as inovações tecnológicas afetem determinadas profissões, mas nem todas são possíveis automatizar.

“Uma negociação imobiliária pressupõe talento, criatividade, sensibilidade humana, interação social e discussão (proposta, contraproposta). Tais coisas não estão disponíveis em computadores ou apps. Assim, a tecnologia ajuda muito, mas não dispensa a presença humana do corretor de imóveis”, avalia o presidente da entidade.

As novas ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado facilitam o acesso ao mundo digital e oportunizam a comercialização também para corretores de imóveis e imobiliárias. Mas, segundo especialistas, o mercado imobiliário ainda não alcançou o real poder deste novo formato de negociação.

“O mais importante, em minha opinião, é que as empresas estejam abertas para refletir como o uso desta e de outras tecnologias podem agregar valor percebido ao seu modelo de negócio. Penso, no entanto, que o mercado imobiliário ainda pode crescer muito neste sentido, pois vejo que algumas plataformas que já foram desenvolvidas e entregam tecnologias incrivelmente modernas, que ainda não conseguiram atrair os empresários e usuários do mercado”, disse Luciano Amado, especialista em mercado imobiliário há mais de 20 anos.

25 de novembro de 2017