Aguarde. Carregando informações.
+55 (82) 3221.7088 secovi@secovi-al.com.br

Copa no condomínio

Copa no condomínio

Não é novidade para ninguém que o brasileiro é apaixonado por futebol. Quando o assunto é copa do mundo, somos torcedores ferrenhos. Em busca do tão aguardado hexa, a seleção brasileira de futebol já está na Rússia para a Copa do Mundo da FIFA.

Durante um mês de evento, amigos e familiares se reúnem para emanar energias positivas para os jogadores. Consequentemente, neste período, a movimentação, o barulho e os problemas podem aumentar. O segredo para evitar conflitos é respeitar as regras, não passar os limites, agindo sempre com bom senso.

Cabe ao síndico agir como um verdadeiro técnico e lembrar os seus “jogadores” (condôminos) das regras básicas que garantem um convívio harmonioso.

Cornetas, apitos e gritos de comemoração são comuns durante os jogos da copa do mundo.

O Código Civil define como dever do condômino ‘dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes’. Em caso de barulho, o morador que se sentir incomodado deve reclamar no livro de ocorrência.

Também é comum a compra de fogos de artifício para comemoração. Mas, entendendo que morar em condomínio significa dividir o mesmo espaço com muitas pessoas, deve-se ter cuidado no uso.

É importante verificar o regimento interno do condomínio, para saber se o que as regras dispões a respeito de confraternizações e festividades, mesmo dentro da unidade.

Na convenção deve estar prevista punição para perturbação do sossego alheio. Se não tiver, o § 2º do mesmo artigo 1.336 do Código Civil prevê a aplicação de multa, no que é repetido no artigo 1.337.

Para evitar problemas com segurança, o condômino que vai receber visitas deve informar antes na portaria o nome de seus convidados e informar os convidados sobre as restrições quanto à circulação em áreas comuns.

Agora se a ideia do síndico é integrar os moradores, juntar todos para assistir ao jogo juntos é uma boa opão. Um telão ou uma televisão grande, um espaço confortável, pipoca, refrigerante e muita animação já são suficientes para uma ótima confraternização durante a copa.

16/06/2018