Aguarde. Carregando informações.
+55 (82) 3221.7088 secovi@secovi-al.com.br

Condomínio para terceira idade

Condomínio para terceira idade

Conforto e qualidade de vida são itens fundamentais independentemente da idade. Mas, é na chamada terceira idade que crescem os cuidados com o estilo de vida e a preocupação com o imóvel ideal para esta fase da vida.

Com o crescimento da expectativa de vida do brasileiro e os rearranjos familiares em constantes modificações, após anos intensos na vida pessoal e profissional, o idoso pretende usufruir desta nova etapa com independência e privacidade.

De acordo com recente estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a população idosa no Brasil vai triplicar nos próximos 40 anos – saltando de 19,6 milhões, em 2010, para 66,5 milhões de pessoas, em 2050.

E, amadurecendo um pensamento gerontológico, o mercado imobiliário cria estratégias para se adaptar e atender às necessidades evidentes e específicas deste nicho crescente.

Para criar um ambiente funcional e aconchegante, a construção civil já desenvolve empreendimentos com características peculiares destinadas aos idosos seja na unidade ou na área coletiva do condomínio. E a solução para prédios já construídos é adaptar a estrutura física e colaborar promoção de atividades necessárias ao grupo.

Integrar diferentes gerações em um mesmo espaço pode ser o maior desafio de um condomínio, mas alguns itens técnicos e uma dose de sensibilidade podem fazer toda a diferença.

Para a área comum do condomínio, muitas normas técnicas de acessibilidade previstas para deficientes físicos atendem às necessidades dos idosos.

Outra opção para condomínio já prontos é a construção de um parquinho, uma espécie de academia ao ar livre com equipamentos específicos chumbados ao chão, iniciativa que incentiva a prática de atividade física e proporciona a interação entre os moradores.

Já na unidade construída, o morador deve optar por cadeiras e poltronas com braço para apoiar os movimentos de sentar e levantar e evitar acidente. Outras medidas práticas e simples são observar a altura de móveis, bancadas e armários para prevenir esforços desnecessários, nivelar pisos, utilizar portas maiores e barras de apoio, principalmente em locais escorregadios ou úmidos, como banheiro.

18 DE NOVEMBRO DE 2017