Aguarde. Carregando informações.
+55 (82) 3221.7088 secovi@secovi-al.com.br

Assembleia virtual

Assembleia virtual

Para driblar a constante falta de participação em assembleias, muitos condomínios encontraram na tecnologia uma aliada para aumentar a participação de condôminos na reunião. A solução é o uso da plataforma digital (portais, assembleias virtuais, enquetes, fóruns) que administradoras de condomínio podem oferecer.

O primeiro passo para tornar a assembleia virtual possível é verificar se não há vedação na Convenção de Condomínio. Em seguida, escolher uma plataforma que permita a autenticação de cada participante, confirmando ser quem se apresentam ser, bem como o controle da segurança das informações transitadas, garantindo que não houve alteração entre um voto ou uma manifestação e seu cômputo e registro em ata.

O mercado já oferece inclusive aplicativos para dispositivos móveis que facilitam o uso a qualquer tempo e lugar, ampliando a participação de condôminos nas decisões condominiais.

“Por último, é recomendada a conscientização dos condôminos quanto ao uso seguro e nuances da utilização da assembleia virtual, principalmente quanto às manifestações de liberdade de expressão feitas com abuso (como os crimes contra a honra – calúnia, injúria, difamação – além das condutas discriminatórias, uma vez que no ambiente digital, tudo fica registrado!”, explica Márcilo Mello Chaves, advogado especialista em Direito Digital.

Com login e senha cadastrados, a ferramenta online permite que os condôminos participem das decisões condominiais de forma mais efetiva. A pauta em discussão ou votação fica exposta na rede por determinado tempo e assim, cada morador tem a possibilidade de avaliar o assunto em seu horário disponível – o que torna a plataforma digital uma vantagem, por consentir a flexibilização de visualização de acordo com a disponibilidade de tempo de cada condômino.

A plataforma de digital pode ir além da assembleia virtual, pois pode ser utilizada também para emitir segunda via de boleto de taxa de condomínio ou aluguel de salão de festas, por exemplo.

Porém, é preciso ficar atento aos cuidados e desvantagens da plataforma online. Nem todos os condôminos são conectados ao mundo digital, fato que precisa ser respeitado. A fragilidade na segurança do sistema de dados na internet é outra preocupação dos contrários à novidade.