Aguarde. Carregando informações.
+55 (82) 3221.7088 secovi@secovi-al.com.br

Apartamento ou apertamento?

Apartamento ou apertamento?

Para acomodar o maior número de pessoas possível em um único espaço, as construtoras desenvolvem unidades habitacionais cada vez mais compactas. Afinal, o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que mais de 80% da população brasileira vive em áreas urbanas.

Viver em empreendimentos menores significa habitar em uma área bem localizada, próximo das principais vias de acesso, com os principais modais de transporte disponíveis e próximos, perto de faculdades e das vias de comércio. Não podemos perder um tempo em deslocamento só para ter disponível uma imensa sala de jantar para ocasiões especiais. A tendência não é viver em espaços menores, a tendência é reinventar o jeito de morar para ganhar qualidade de vida e poder aproveitar tudo que a cidade pode oferecer.

Potencializando esta inclinação por moradias menores, existe uma tendência mundial por morar sozinho. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, 45% do total de casas na Dinamarca são habitadas por apenas um morador – e os 10 países com mais pessoas que vivem sozinhas estão na Europa.

A pesquisa apontou também que 14% dos domicílios brasileiros são habitados por uma única pessoa. A escolha por morar sozinha tem as mais diversas razões – autonomia, independência financeira, emancipação feminina, separação conjugal, viuvez, mudança de cidade, entre outras.

Mas o isolamento e a privacidade em um lugar com localização privilegiada pode significar viver em um espaço bem reduzido.

O impacto desta mudança de comportamento social pode esbarrar nas limitações financeiras, pois, obviamente, o custo de viver sozinho é maior que compartilhar despesas em família. Com a vida financeira estabilizada, mais de 60% dos brasileiros com a faixa etária acima dos 50 anos optam por morar sozinhos.

Sempre atenta às necessidades do mercado consumidor brasileiro, a indústria da construção civil vem criando alternativas para solucionar os anseios do brasileiro.

30/07/2018